quinta-feira, 30 de junho de 2011

@ Google Plus - A ferramenta de compartilhamento do google e a web 3.0

Hoje a Google lançou oficialmente o #googleplus, uma ferramenta que a principio serve para compartilhar conteúdo(parem de chamar ferramentas de rede social, isso dá nos nervos de um profissional como eu). Mas claro que ela já vinha sendo comentada e como visto em post antigo aqui no blog: "Google lança botão +1, saiba como inserir em seu blog/site http://bit.ly/kHgURX", a Google já vinha preparando o terreno.

O projeto é fácil de se entender, imagine o maior buscador do mundo, agora imagine-se buscando links nele e dê a ele uma ferramenta onde os usuários compartilham mídia e empregam relevância aos links delas, por exemplo: Um link de um blog, o usuário acha ele interessante e clica no +1. Logo, você usa o buscador e ele exibe pra você o conteúdo que você está buscando baseando-se em relevância, é essa a mágica. Claro, não vamos esquecer de que ele compartilha mídia(o que PUFF, já rola de se fazer com um milhão de ferramentas), também e ele faz isso MUITO bem. Com um stream, modelo parecido com o do Facebook, ele exibe as informações da sua rede de interesse que pode ser filtrada pelos chamados 'círculos' (círculos sociais, AHÁ).

Dá para usar o chat do google na página principal e a inovação maior(até agora), que eu notei no #googleplus foi o 'hangout' que permite chat de vídeo com um círculo inteiro(ainda não testei, mas em breve lanço mais posts sobre o #googleplus). Porém, pulando essas questões e sendo objetivo, estamos falando da ferramenta de compartilhamento do google, maior buscador do mundo. Empregar relevância nos links desse buscador, compartilhar conteúdo com a ferramenta deste buscador, isso em si é grande coisa.

Pra quem já viu o post "Semântica, o termo que faz da web 3.0 o que realmente é http://bit.ly/iP6t4J" e compreendeu ele bem, sabe que compartilhar um link e empregar se ele é bom ou não, engraçado ou não e isso no MAIOR BUSCADOR DO MUNDO é grande coisa, estamos presenciando uma nova forma de navegação, a busca baseada em relevância, uma nova forma de ligar pessoas e seus interesses, estamos na era da web 3.0.

================================
FONTE: http://hansponto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário